Gestão em Administração Eclesiástica - Aula 03 - Curso de Teologia

Gestão em Administração Eclesiástica - Aula 03 - Curso de Teologia Bom meus irmãos e meus amigos eu sou o Pastor lenilberto Miranda idealizador do projeto teologia o alcance de todos aqui no YouTube Facebook e dele todo sentate que é o seminário de teologia ao alcance de todos e ministramos os cursos básicos médio bacharel em Teologia livres e também o curso de oratório interpretação bíblica e essa semana nós estamos ministrando aula aulas sobre a gestão eclesiástica estamos ministrando a aula sobre a gestão.

Sobre a eclesiologia como tratar no mundo corporativo a liderança a liderança na igreja a liderança em grupos a liderança participativa na igreja a liderança de um líder o grupo o grupo gestão pessoas enfim e essa é a nossa terceira aula e hoje vamos falar um pouco sobre o trabalho em grupo Tá bom e a liderança participativa da igreja você que não assistiu as aulas.

Anteriores para você poder dar continuidade no nosso assunto é muito importante você é assistir as aulas anteriores tá bom E o nosso assunto de hoje é o trabalho em grupo e a liderança participativa na igreja para que você possa entender um pouquinho mais do conceito desse assunto volte na aula anterior e assista a aula as aulas anteriores Tá bom então.

Porque reunimos Por que que existe um conceito de se viver das pessoas se reúnem porque que existe um conceito de se reunir em grupos e desses grupos ser tomadas algumas decisões e essas decisões nessa gestão eclesiástica dessa administração eclesiástica o porquê dessas reuniões eu posso dizer para você uma coisa que desde os tempos históricos tá é portanto portanto antes do.

Aparecimento da escrita do uso de metais os homens vêm se juntando em grupo com seus semelhantes e sempre nesses primeiro para para somar os esforços diante de animais de grande porte depois para produzir artesanato para produzir utensílios para o uso de caçadas passado milhões de anos com a evolução.

É do homem ou a evolução humana começou a se estudar esse começou a estudar sistematicamente as razões de como o homem o homem age junto com outras pessoas na concepção do objetivo de todos com o objetivo como objetivo comum também dessas reuniões em grupo sempre tinha os homens mais experientes e esses homens em trabalho em grupo seriam essas.

Gestão em Administração Eclesiástica - Aula 03 - Curso de Teologia

Pessoas que transmitiriam o conhecimento para para as pessoas da base para as pessoas que tinham menos conhecimento até mesmo é do conhecimento que os homens primitivos os homens da caverna os homens de anos né nesse processo evolutivo sempre tinha um chefe um Cacique um alguém com experiência maior na tribo na aldeia para que pudesse transmitir essa.

Liderança o conhecimento a cultura os hábitos os costumes então por isso que existe hoje é muito importante essa questão da cultura transmitir cultura de geração em geração e o nosso trabalho de hoje nessa para você que é meu aluno para você que estuda comigo você Tati o trabalho em grupo na Bíblia sempre existiu tá o trabalho O trabalho em grupo sempre existiu Jesus constituiu por exemplo.

O grupo de 12 apóstolos sobre de 12 grupos tá então se você observar para execução né para uma execução de uma tarefa de uma missão ele escolheu um grupo de pessoas para transmitir a sua missão seu propósito o seu foco Então até mesmo já encontramos um trabalho em grupo e agora eu vou falar para vocês uma coisa e você encontra mais uma vez Jesus né Jesus dizendo assim olha eu não eu eu.

Vou escolher 12 e desses 12 eu vou fazer discípulos dessas pessoas e essas pessoas vão fazer grupos de grupos de grupos de grupos de grupos para que o meu evangelho para o meu Evangelho do reino para o evangelho da Graça seja Pregado em todas as nações e ele ainda dá missão para esses discípulos né ele constitui um grupo de 12 apóstolos tá grupo este com exceção de Judas Iscariotes né que teve a missão de expandir a mensagem da salvação porque Judas Iscariotes ele foi O Traidor né as.

Estruturas relatam inúmeros exemplos de trabalho em grupo com o número variado de participantes Então quando você encontra Olha o Novo Testamento quando você olha o velho testamento que a nossa base de regra de fé dessa da gestão eclesiástica da administração eclesiástica no mundo corporativo mas no mundo no mundo no Mundo Cristão os juDeus caminhavam pelo Deserto rumo a.

Uma terra prometida Moisés estava afogado por exemplo com muitos problemas no atendimento do Povo Porque o povo começou a crescer e Moisés atendendo o povo e passando um momento difícil então o que que acontece direto fugiu sugeriu a Constituição de grupos constituídos de mil homens e 150 e 10 participantes então mil homens de 100 e dizendo e sem e de 50 e de 10.

Veja Também:

    Participantes Então imagina só para que pudesse solucionar ou ajudar Moisés - Teologia

    Na tarefa e na missão eu vejo eu vejo que a bíblia ela já nos ajuda nessa gestão qualquer Líder pastor mestre que esteja nessa nessa labuta da missão nessa labuta da gestão dirigindo igreja fazendo parte de um grupo tem que entender esse conceito tá bom porque Moisés por si próprio ele.

    Precisou do seu sogro fazer uma que lhe sugerisse a Constituição de grupos de pessoas né de mil homens e sem e de 50 e de 10 participantes você encontra em êxodo Capítulo 18 para sua para você analisar Depois você vai ver precisou de uma pessoa para dizer assim olha para com isso vai estar vai estressar você não vai aguentar Vamos separar homens em grupos.

    Para que possam te auxiliar em tudo isso não adianta você querer fazer tudo foi uma solução sábia ele fez com que Moisés né ajudado pelos seus líderes do em grupo levasse o bom é termo da sua missão então você que é líder você que trabalha com um grupos você que é líder de velocidade você quer líder de jovens você que é líder de banda você que é líder de coral você que exerce alguma liderança de obreiros você quiser ser um líder uma liderança de evangelismo tudo.

    Isso faz parte de grupo então quando você não pode fazer tudo sozinho esse é o grande problema dos líderes que fracassam porque se Jesus separou Apóstolos para ajudarem na tarefa da missão Moisés faz separar grupos E porque você não porque você acha que você vai ser o artilheiro o goleiro no entendo muito de futebol Mas você vai receber a bola driblar é.

    Atacar fazer o gol comemorar receber a taça tudo sozinho você faz tudo sozinho você é o Changeman Você é o homem do rei o Reiki que tem o rei a corte na barriga Então você precisa entender que você precisa de grupo eu tô aqui hoje mas ele tem um grupo de pessoas que trabalham comigo até minha equipe que trabalha comigo eu tenho uma equipe que trabalha com a gestão e toda a tecnologia eu não consigo fazer tudo sozinho eu tenho consciência disso eu tenho uma equipe.

    Que cuida de atendimento você tá te tem equipe de programadores tem uma equipe tem pessoas que cuidam só da parte pedagógica tem outra aqui que cuida só de atendimento que cuida só de site tem pessoas que cuidam especializadas como eu falei na aula passada especializada em áreas específicas para atender as pessoas por exemplo eu não faço atendimento de aluno de e-mail não sou eu eu só Ministro aula quem faz as coisas são é o atendimento.

    No WhatsApp é o atendimento eu atendo as pessoas na questão teológica na orientação pedagógica entendeu porque eu tenho consciência que eu não consigo fazer isso sozinho então eu tenho que precisar de que de grupo de pessoas cada um como eu falei na aula passada volte na aula passada e assista a aula anterior que eu vou estar falando exatamente sobre essa questão de habilidade de colocar a pessoa certa na função certa para exercer você vai ter muito mais produtividade dessa pessoa tá então.

    Pense nisso é muito importante a decisão foi sábia de fazer Moisés ser ajudado pelos líderes do grupo e grupos né é para que esses homens levasse o bom termo da sua missão antes de chegar à Terra Prometida Josué também nomeia dois homens para fazer o quê para espionar a cidade de Jericó em Josué Capítulo 2 já em Canaã Gideão lideram um.

    Grupo de 10 homens destruindo o altar você encontra isso em juízes Capítulo 6 Versículo 27 e também no Versículo 28 de juízes e logo em seguida 300 homens Gideão vence os medianitas já no Capítulo 7 então o Rei Davi você já vai encontrar ele com o apoio decisivo também de um grupo ou você acha que Davi foi Davi sozinho Davi.

    Venceu tudo sozinho quando você fala um Davi você olha o nome Davi mas por detrás Davi a retaguarda de Davi gente

    Nós só somos o que somos quando temos um grupo bem estruturado pode observar os melhores grupos as melhores igrejas eu vou falar que hoje da estrutura que são boas estruturas que são ruins como estruturas arcaicas estruturas boas para você ver que todo mundo corporativo como na igreja segue um perfil de liderança o Rei Davi tinha um apoio de um grupo de fiéis guerreiro que eram.

    Chamados 37 valentes de Davi para que para o propósito para governar Israel segundo Samuel 23 8 e 39 e 11 10 47 é Notável e o trabalho de Davi foi excelente mas a excelência de Davi estava também nos seus Valentes de Davi Tá bom então Davi não estava só uma dica para você que é aluno uma dica para você que é pastor uma dica para você que é líder uma dica para você que está começando agora um dia para você que é meu aluno Entenda esse conceito esse conceito ele é muito importante que conceito que é professor.

    Que conceito que é você não faz nada sozinho o apoio é algo decisivo de um grupo tá bom e cada pessoa do grupo estando em um lugar específico eu vou falar aqui um pouquinho a frente da importância de pessoas que saibam fazer eu consigo um bom som aqui uma qualidade de TV uma qualidade de imagem um canal que Deus nos abençoando atingir pessoas do Brasil.

    Fora do Brasil por causa de qualidade de pessoas boas atuando na retaguarda pessoas com qualidade em cada área então o que eu quero dizer com isso é que nós não fazemos nada sozinho às vezes o meu nome ele aparece mas por trás de mim tem uma estrutura trabalhando para o fortalecimento tudo isso e eu tenho que entender isso gente eu tenho que eu tenho que como como líder como Pastor tem um grupo que trabalha comigo tem que entender e principalmente entender o.

    Valor de cada peça fundamental que atuam comigo que trabalham comigo nesse grupo é notável também ver o trabalho um grupo condenado por neemia na reconstrução do Templo de Jerusalém Neemias Capítulo 3 e 4 lindo o trabalho em Novo Testamento também a expansão da Igreja Primitiva quando você olha a expansão da Igreja Primitiva de razão que é um trabalho em grupo nas casas os primeiros cristãos foram trabalhando em Grupo Atos Capítulo 2 Versículo 46 45.

    42 e 16 40 e 20 e 20 e 20 e Romanos 16 Versículo 5 etc em números outros textos do novo testamento você vai ver um trabalho sendo coordenado no antigo testamento a Igreja Primitiva é uma expansão da pregação do evangelho com a expansão da Igreja Primitiva com a pregação do evangelho a coordenação do trabalho Eclesiástico é fundamental a coordenação do trabalho pelo Líder a coordenação do.

    Trabalho pelo pastor a coordenação o êxito da missão evangelizar evangelizadora da Educacional da Igreja de Cristo então o acompanhamento como eu falei na aula anterior acompanhamento a coordenação do pastor dos cabeças que estão ali organizando aquele trabalho tende tem uma tendência de um crescimento por exemplo uma apóstolo Paulo por exemplo neste sentido o apóstolo Paulo exorta a igreja de Coríntios a superar suas divisões internas.

    Né então ele afirma porque o Deus porque de Deus somos cooperadores Olha que lindo porque de Deus vou colocar esse texto aqui tá porque de Deus somos cooperadores ó esse texto aqui porque de Deus somos cooperadores tá então Quando eu olho para para essa essa exortação podemos dizer assim essa.

    Orientação Ele tá dizendo assim olha fique tranquilo Se você for Apóstolo se você for Evangelista se você for Bispo Presbítero se você for de cooperador não importa somos cooperadores tá bom somos cooperadores somos cooperadores da Lavoura de Deus e Edifício de Deus sois vós primeiro Coríntios Capítulo 3.

    Versículo de número nove Tá bom então ilustrando a imagem de que é uma igreja somos uma igreja Paulo aqui ele utiliza dois exemplos notáveis ele fala da ele ele fala da lavoura aqui Ó que bonito e do edifício lavoura e Edifício.

    E fala da lavoura e Edifício hora ambos permita-me ambos os conceitos pressupõe o trabalho em grupo para que tanto a colheita como a conclusão do edifício chegamos a um bom termo e suas finalidades lavoura para se colher precisa de trabalho em equipe precisa de grupo para ser difícil de Deus Mas precisamos de trabalho.

    Para que chegamos numa finalidade da conclusão precisamos de trabalho em equipe precisamos de gente trabalhando de pessoas Unidas com propósito é construir na massa para o trabalho é para a missão quando ele fala em primeiro Coríntios 3:10 ele nos romperes eles nos comparam eles que faz essa ilustração né ele chega ele dá a conclusão do edifício e também da lavoura que somos lavoura E é difícil de Deus então é muito importante termos esse.

    Entendimento em outra oportunidade dirigindo-se a igreja de Felipe Paulo acentua além de sermos cooperadores da lavoura e do edifício ele também faz uma ele Paulo ele acentua a cooperação entre os membros como como um dos fatores do Progresso da comunidade bem como ajuda que ele recebeu para exercer a alegria súplicas naquela comunidade dizendo olha só o que olha só o que Paulo diz em.

    Filipenses Capítulo 1 4 e 5 fazendo sempre com alegria súplicas por todos vós em todas as minhas orações pelas vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora então vou colocar esse texto aqui para vocês tá Então olha essa essa olha essa essa.

    Como Paulo aqui se dirige a igreja de Felipe ele acentua a cooperação seus membros com fatores de progresso gente então quando os membros atuam né Então aí ele expressa não tem expressa fazendo sempre olha a cooperação alegria súplicas por todos vós todas as minhas orações para pela vossa cooperação em recuperação é onde no evangelho desde o princípio até o dia de agora olha a.

    Importância do trabalho em grupo da cooperação do trabalho no Senhor dessa forma aqui a cooperação ela é absolutamente indispensável para que gente para o progresso expansão do trabalho missionário da igreja quando a igreja trabalha unida com propósito foco ela cresce ela expande a que Paulo tá reconhecendo que a cooperação dos membros faz uma igreja crescer quando a igreja não Coopera não tem como através.

    Do plano do exercício dos seus discípulos em todos os tempos A Igreja aqui ela tá atuando no capítulo primeiro de Coríntios 3 10 Exatamente isso ou seja de Filipenses exatamente ele tá falando exatamente disso agora em primeiro Coríntios Capítulo 14 Jesus torna a realidade da grande comissão né Mateus 28 18 e 20 a ser desenvolvida por sua igreja então.

    É o trabalho em grupo feito com amor dedicação entusiasmo Tá bom então isso é muito importante então já ele já na grande comissão ele convida a igreja como um todo para pregar a mensagem da salvação a todo mundo e por todo mundo pregai o Evangelho a toda criatura quem crê forçamos será quem não é quem crê será salvo quem não crescer a condenado esses sinais seguirão os que crêem meu nome e aí ele vem narrando o texto é dar.

    Uma missão para a igreja então tudo está relacionado a quem a pessoas que você treina a liderança a grupo de pessoas a pessoas que que acompanha Então qual o nível de participação no trabalho em grupo você hoje Participa de algum tipo de trabalho em grupo vou colocar esse aqui você trabalha você participa Qual o nível do de participação sua que você tem hoje.

    Você tem que entender alguns pontos por exemplo um dos aspectos mais importantes na funcionalidade de um grupo é o trabalho Eclesiástico refere-se a sua unidade é de espírito e de ação tá então quando você se converte você é automaticamente Você já quer ser útil de alguma forma eu entendo eu tiro por mim tá quando eu me converti eu queria ser.

    Útil eu queria participar eu queria de alguma forma me contribuir porque eu perdi tanto tempo que eu perdi tanto tempo da minha vida eu queria contribuir então com o máximo do meu tempo da minha vida e participar eu queria participar de grupo de coral tocantei no coral foi para mocidade fui para o evangelismo fui para o evangelismo de rua fui para pregação de rua fui para carceragem fui.

    Estudar a bíblia foi fazer Faculdade Teológica Fui pregar em qualquer lugar eu queria depois que eu aceitei Jesus eu queria ter essa participação é eu queria ter eu queria ser útil para o Reino de Deus e sabe dizer quanto maior o número de participante de um grupo eu sei que menor será a participação de membros né então foi que eu fiz eu ia em lugares menores então eu poderia.

    Desenvolver eu sei que eu me convertino numa igreja grande eu me converter onde tinha muitos homens de Deus então eu sei que eu não conseguia falar sempre então eu comecei em lugares igual eu tive um aluno que perguntou o que que eu faço para pregar a igreja onde eu estou não não dá oportunidade então vá para Rua pregue na rua pregue na escola pregue no ônibus da fila no NPS e enfim de oração vai na escola dominical vai em reuniões de casas vai em lugares menor e.

    Comece a pregar lá faça como que eu fiz entendeu E você vai chegar no seu momento certo tá então você sim envolver no trabalho em grupo é muito importante então entre as desvantagens por exemplo de um número muito grande de participantes de um grupo de trabalho é muito importante gente você entender se você tá numa igreja muito grande e você quer desenvolver Então você tem que atuar em eventos.

    Menores participar de outros eventos menor Tá bom agora por exemplo eu tive muita dificuldade mesmo indo param participar de grupos menores eu tive tive um problema sério e era a questão das dificuldades de comunicação grupo era pequeno e tinha um grupo e eu ia participar de outros grupos que os grupos eram maiores Então tinha muito problema muito ruído na comunicação então na gestão de liderança da gestão.

    Eclesiástica quando tem ruído na comunicação eu tiro pelo pelo pelo Maestro do coral quando ele falava uma coisa Às vezes três pessoas entendia de uma forma diferente quatro entendido de uma forma diferente mas quando eu ia às vezes em um cu em uma reunião com a Mocidade uma quantidade de pessoas maiores então a comunicação era falada e daqui a pouco não era entendido pelo uma grande maioria de pessoas Então como você.

    Ajustar essa comunicação e fazer com que todas as pessoas se torna é entendam o que você está falando eu preciso entender alguns pontos importantes de comunicação da comunicar Pois por exemplo pois os membros a comunicação quanto maior o número de pessoas maior você vai ter dificuldade que essas pessoas entendam então para você que está começando e quer aumentar seu nível de participação em grupo eu sempre oriento participar de.

    Grupos menores do que grupos maiores tá bom porque você vai ter muito dificuldade de expressar seu pensamento sua forma é de uma forma igualitária sabe porque tem pessoas mais antigas com mais experiências etc então maior número de participantes maior os seus problemas Então procure sempre inúmeros menores como menor quantidade de membros possível tá então para que.

    Você possa desenvolver e você se torna uma pessoa de respeito tá bom porque hoje eu vou falar aqui na sequência os departamentos da igreja existe muito departamento e que são departamento grandes e que exigem alguns departamentos que você seja técnico na área que você vai estar falando então você precisa desenvolver uma boa comunicação tudo bem não para finalizar com vocês aqui que são alunos é Sabe.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão, sem nenhum custo adicional.Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Saiba Mais: https://www.youtube.com/watch?v=O2-YGtBFFzw

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem